segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Avaliação
metacognitiva, quando ao aluno é solicitada uma reflexão sobre o seu próprio processo;
do ensino, quando é solicitada ao professor e ao aluno a avaliação da eficácia do material didático os objetivos propostos;
da aprendizagem do aluno, quando será realizada a avaliação do desenvolvimento da competência comunicativa do aluno em relação às competências e habilidades previstas no Projeto durante o período de recuperação e reforço.
Público Alvo
Estratégias
Metodologia
História da Escola
A E.E. Júlia Lopes de Almeida, foi fundada em 20/11/56 e instalada em 18/02/57. Era denominada de Grupo Escolar Rochdale e apartir de 10/01/63, pelo decreto nº 41.430, de 09/01/63, recebeu a denominação de Grupo Escolar "Júlia Lopes de Almeida", funcionando como Escola de Ensino Primário.
Além do ensino primário, também possuía o secundário, e nessa modalidade de ensino, funcionava com a denominação de Ginásio Estadual Helena Maria, conforme o decreto nº6.610, de 23/12/1961. Posteriormente passou a denominar-se Colégio Estadual do Jardim Helena Maria.
APartir de 1976, com fusão do Grupo Escolar Júlia Lopes de Almeida e do CE do Jardim Helena Maria, a U.E. passou a ser dominada E.E.P.S.G. "Júlia Lopes de Almeida".
A atual denominação, E.E. "Júlia Lopes de Almeida", foi instituída em 1997, em virtude do processo de reorganização estabelecido pela Secretaria do Estado da Educação, funcionando como Escola de Ensino Fundamental- Ciclo II - e Ensino Médio.
A Escola Julia Lopes de Almeida, está situada na avenida Cruzeiro do Sul, nº 357 no Jardim Rochdale na Cidade de Osasco.Atende aos Ensino Fundamental e Ensino Médio de 5ª à 8ª séries e de 1ª à 3ª série, no horário das 7 horas até às 11 horas da noite.
A gestão atual é composta por:
1) Diretor: Jose Beraldo Eustáquio
2) Vice-direção: Tereza Zensque
3) Vice-direção: Elza Sampaio
4) Coordenação noturna: Suzete
5) Coordenação diurna: Sueli Maria do Nascimento Amarante
Justificativa
As Tecnologias de informação e comunicação podem aliar-se aos esforços já existentes na busca da eficiência no processo de leitura e escrita pelos nossos alunos, pois despertam muito interesse neles.
Competências e Habilidades
- adequação da linguagem aos contextos sociais de uso da escrita;
- ao uso de procedimentos de planejamento da produção escrita;
- ao uso de estratégias e procedimentos de leitura para a compreensão e interpretação de textos:
- Produzir textos com coerência e conscistencia textual;
- ter atitudes crítica e ética em relação aos usos sociais da língua, através a análise de recursos linguístico-discursivos;
- contruir argumentos, a partir do confronto de opniões e pontos de vista;
- aplicar as tecnologias da comunicação e da informação, fazendo uso dos recursos tecnológicos em contextos relevantes de uso da escrita.