domingo, 7 de outubro de 2007

Leitura de fábulas - Palavras Intrusa & Histórias Confusas

Nestas aulas tivemos a leitura, pelo professor e pelos alunos, de algumas fábulas,com o objetivo de observar o uso dos ensinamentos, provérbios ao final das histórias.
As temáticas encontradas neste gênero envolvem atitudes humanas como a esperteza, a ganância, a gratidão, a bondade e a maldade etc. Geralmente os personagens são animais que falam e representam humanos. Mas também existem fábulas cujos personagens são seres humanos. Fábulas geralmente terminam com uma lição de moral, que aparecem em destaque e resumem o conselho ou ensinamento dado pelo texto.

Os objetivos desta atividade são:

  • favorecer a revisão de aspectos relativos à coerência e coesão textuais, exercício fundamental para a construção do procedimento de produção dos textos pelo aluno.

Neste sentido, a atividade favorece uma experiência de leitura para revisão, para análise e estudo dos aspectos de coerência e coesão do texto, com a finalidade de solucionar eventuais problemas na produção, o que solicitou do aluno as capacidades de leitura como a localização de informações, a verificação, a inferência sobre aspectos relativos á coesão e coerência textuais.


Chegou a hora do jogo "Roleta de Provérbios"

  • Nesta aula os alunos participaram do jogo Roleta de Provérbios, cujos objetivos são:

  • oportunizar a leitura minunciosa e atenta para selecionar a resposta que melhor interpreta o sentido simbólico dos provérbios ou para selecionar a alternativa que indica a continuidade do provérbio proposto;

  • Ampliar o seu repertório de provérbios e ou frases populares vinculadas no Brasil;

  • Desenvolver a influência na leitura, visto que na sua situação de jogo a leitura deve ser rápida, pois o tempo é um dos aspectos para o sucesso no jogo;

  • Familiarizar os alunos que ainda não se alfabetizaram com o sistema de escrita, a partir da leitura de textos e busca da resposta.




  • Conversa sobre Provérbios

    • Durante estas aulas estaremos conversando sobre os provérbios, sobre os ditos populares e as frases feitas, com o objetivo de discutirmos os seus sentidos conotativos e simbólicos construídos socialmente.
    • Os provérbios são textos geralmente curtos e sintetizam uma máxima popular que muitas vezes pretende: dar um aconselhamento, um ensinamento a partir da vivência do povo.
    • Apresentam conteúdos relacionados a: problemas cotidianos enfrentados pelo homem, ou conceitos gerais que "devem" ser assimilados como: ter paciência para conquistar algo muito difícil, aceitar o outro com seus defeitos, aceitação do pouco com resignação, persistência, esperança, etc.
    • A interpretação de um provérbio, como você já sabe, não deve ser literal. Estes textos apresentam, na maioria das vezes, um sentido figurado da linguagem.